FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco

FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco
Em busca da equidade

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – 25 de novembro

TOD@S NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER!
Ativismo Pelo Fim Da Violência Contra A Mulher
São 16 dias de luta contra todo tipo de violência – seja física ou emocional – e ratifica seu total apoio à dignidade da pessoa humana, independente de sexo, idade, condição social ou raça e etnia.
Não cale. Denuncie!
Ligue 180: serviço telefônico da Secretaria de Política para Mulheres, de orientação às vítimas de violência sexual.
Fique alerta à violência contra a mulher. Ela começa com pequenos atos, como tentativa de baixar a autoestima feminina, xingamentos, empurrões. As ações de violência, com o tempo, tendem a piorar, chegando a agressões como tapas, socos, violências físicas e psicológicas, podendo levar à ameaça de morte ou mesmo chegar ao ato de assassinato. Portanto, não deixe a situação chegar a tal ponto, denuncie a violência sofrida. Ligue 180 ou procure a Delegacia de Mulheres mais próxima!
Brasil comemora Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher – 25 de novembro. Data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem a três irmãs ativistas políticas assassinadas na ditadura da República Dominicana.
Confira mais informações no link do Blog Ser ¡Voz! http://t.co/cNTDtoYYHn

Lei Maria da Penha - 11.340/2006,
Destaca:
_ A pena será aumentada de um terço se o crime for cometido contra pessoa portadora de deficiência.
_ Lei também destaca proteção para lésbicas e bissexuais.

MARIA DA LEI

Maria da Penha Maia Fernandes é uma sobrevivente. Seu marido tentou matá-la duas vezes. A primeira, com um tiro nas costas que a deixou paraplégica. A segunda, eletrocutada no chuveiro. Ela foi à luta! E, à forra - Além de prender o criminoso, batizou a lei que protege a mulher vítima da violência doméstica.Lei Maria da Penha -11.340/2006




Maria da Penha e a Lei 11.340/2006:
http://t.co/d7DZtkgN51 (Ser ¡Voz!)

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – 25 de novembro
25 de novembro  - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Blog Ser ¡Voz! http://t.co/cNTDtoYYHn

Ativismo Pelo Fim Da Violência Contra A Mulher

Diga não à violência contra a mulher

Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Movimentando mais de 150 países, campanha se estende até 10 de dezembro.
Desde o Dia Mundial de Luta Contra a Violência contra as mulheres, 25 de novembro, todos e todas nos somamos à luta contra todo tipo de violência – seja física ou emocional – e ratifica seu total apoio à dignidade da pessoa humana, independente de sexo, idade, condição social ou raça e etnia.
A violência contra a mulher
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 01 em cada 04 mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro, e quase metade das mulheres que morrem por homicídio é assassinada por seus parceiros atuais ou anteriores. Contudo, o movimento feminista alerta que a violência contra a mulher assume diversas formas: agressão física, sexual, violência psicológica, moral e patrimonial. E, em que pese a Lei Maria da Penha tipifique todas elas, a falta de equipamentos sociais e capacitação por parte dos operadores da lei ainda dificultam sua aplicação.
Em material desenvolvido para a campanha, UBM afirma que “é preciso que a sociedade esteja mobilizada para lutar contra todas estas práticas. Por isso, as organizações que lutam contra o machismo e em defesa dos direitos das mulheres, como a União Brasileira de Mulheres (UBM), se engajam para construir essa campanha no Brasil.”
Entenda os 16 Dias
Criada em 1991 por mulheres de diferentes países, o período escolhido para a campanha é bastante simbólico: se inicia em 25 de novembro — declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres — e finaliza no dia 10 de dezembro — dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, faz-se o vínculo entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.
Hoje, cerca de 150 países desenvolvem esta Campanha. No Brasil, o início da Campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro — Dia Nacional da Consciência Negra — pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, especialmente, que as mulheres negras brasileiras são as principais vítimas da violência de gênero.
20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres
1º de dezembro – O Dia Mundial de Combate a Aids
6 de dezembro – Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Laço Branco – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
10 de dezembro – No dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal de Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU)



_Fonte: AFBNB e União Brasileira de Mulheres






Nenhum comentário:

Postar um comentário